Pesquisar neste blogue

2012-01-23

Quem quer ser mangaká? Dicas!

Quem tem o sonho de ser mangaká? Eu tenho, e juro, juro mesmo, que não hei-de desistir por mais dias, semanas, meses, anos, décadas, que demore até realizar o meu sonho!

(Não é mesmo necessário ler esta parte abaixo:)
Leio mangás, inventei o meu mangá, criei uma personagem que acho estremamente bonita esquisita e vistosa que se um dia sairá num mangá meu! Tenho uma década e meia menos um ano de idade e desenho bem! (não sou convencida, não vale a pena chamar-me isso) Sei disso porque acho que é um pouco incomum ter a minha idade e fazer retratos perfeitos de fotos de outras pessoas. Possuo experiência de várias técnicas de desenho, até que inventei a minha própria técnica... E escrevi isto tudo porque li sobre Masashi Kishimoto, o sonho dele é idêntico ao meu, ele tem esse sonho desde pequeno e só conseguiu realizá-lo ao 34 anos!
Ainda me faltam vinte anos! Quem estiver desanimado, não se desanime! Só entrei no mundo dos animes (conscientemente, pois desde criança que assisto sem saber o que era) há pouco mais de um ano, não sabia desenhar, então jurei que ia treinar ao máximo o meu desenho, decalquei várias fotografias de pessoas para perceber como se desenhavam (os animes são baseados em caras reais, toda a gente acha que as caras são em bicos e que é tudo inventado, mas aconselho a ver menos animes e a ler mais mangás para essas pessoas! Especialmente o mangá de Naruto, esse tem uma técnica de desenho excelente e boa de aprender, até a mais fácil)

Tens dificuldades em desenhar os fundos?
Faz como Masashi Kishimoto fazia nos primeiros capitulos do mangá de Naruto:
Quase nem se dava fé daqueles detalhes, não é?

Não sabes como organizar a história?
Compra um caderno de linhas e escreve lá a história, resumidamente ou até mesmo um testamento, não importa!

Como publicar um mangá?
Mandas um capitulo piloto (amostra) do teu mangá, por email se a publicadora dispor disso, ou viaja até ao Japão e contrata um tradutor, vai até uma publicadora e fala com eles sem medos, eles sabem que és um estrangeiro e que nem sabes sobre tudo deles!

Como colorir as capas dos meus mangás?
Existe uns marcadores próprios para pintar as capas de mangá, chamam-se de "Copic Marker" que são usados pelos profissionais (eu acho que o criador de Naruto usa estes marcadores), mas também podes pintar com lápis de cor, cera, desde que não fique borratado, mas que fique bem bonito e atrativo, tudo bem!
Podes também fazer tudo a computador, ou até podes desenhar num papel e passas a caneta preta as linhas, digitalizas e pintas no computador.

Materiais para desenhar mangá:

Basicamente, não parece (mas é só!), isto aqui:

-Lápis;
-Borracha branca;
-Afia;
-Folha de papel A4;
-Caneta de gel preta (0.35 para as linhas normais, tamanhos maiores para o contorno dos quadrados e para pintar de preto);
-Régua (para desenhar as linhas dos quadrados);

E vocês acham que isto não chega para fazer um mangá profissional? Queriam que eu colocasse ali o nome daquelas coisas transparentes que se colam por cima? Acham mesmo que isso é profissional?!? Eu odeio-o mangás que usam isso!
Para mim, mangakás que usam isso não têm lá muito talento!
Acham que é de valorizar quem se limita a colar aquilo nos desenhos para lhes dar textura?
Procurem ser vocês a desenhar todos os detalhes do vosso mangá! Eu sei que dá imenso trabalho, mas depois irão ter uma boa recompensa!

6 comentários:

  1. Gostei muito das dicas. Eu também compartilho do mesmo sonho^^
    Vivo criando histórias (as ideias surgem do nada na cabeça) e atualmente possuo 2 histórias bem definidas e 1 que o enredo não é original e criativo, mas foi só por diversão.

    Não sei se me ajudará mais para frente, mas estou fazendo aulas de pintura à óleo (tela). Eu acho muito bonito o jeito como o autor de "Amatsuki" pinta as capas (http://static.zerochan.net/full/38/43/7188.jpg). Gostaria tanto de saber o material que ele utiliza... ;_;

    Sempre gostei do mangá do Kishimoto. De primeira, também percebi que ele não usa retículas para dar textura e acabamento, apenas seu traço e tinta preta. Todos os mangás que leio (a maioria shoujos) usam e abusam de retículas. Geralmente para dar brilho, fazer flores...

    Depois a gente conversa mais, tá tarde...

    ResponderEliminar
  2. ele só usa reticulas cinzentas,

    tudo bem :)

    ResponderEliminar
  3. Eu achei o site que vende as Copic Markers. Tem outras canetas também, vários kits e pontas de várias grossuras.
    Mas são tão caras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois :/ são mesmo muito caros esses materiais, tenho andado á procura de outros tipos de materiais mas que no fim dê o mesmo resultado no desenho e pra já só mesmo as canetas de gel, e tenho pintado com lápis de cor da staedler e fica bom, imagina se fosse com esses copic *.*

      Eliminar
  4. Nossa gente compartilhamos o mesmo sonho fico até emocionado TuT eu gosto da arte de kishimoto a anos e ver seus desenhos e as histórias dos seus personagens me motiva a seguir em frente e tentar ser um mangaka,animes sempre fizeram parte da minha vida eu só não sabia na época que eram animes kkk.eu estou fazendo um curso de desenho para melhorar o que eu puder melhorar nos meus desenhos.fico espantado de não ter encontrado esse blog e só vim conhece-lo agora.

    ResponderEliminar
  5. Nossa gente compartilhamos o mesmo sonho fico até emocionado TuT eu gosto da arte de kishimoto a anos e ver seus desenhos e as histórias dos seus personagens me motiva a seguir em frente e tentar ser um mangaka,animes sempre fizeram parte da minha vida eu só não sabia na época que eram animes kkk.eu estou fazendo um curso de desenho para melhorar o que eu puder melhorar nos meus desenhos.fico espantado de não ter encontrado esse blog e só vim conhece-lo agora.

    ResponderEliminar

Ao comentar estás a ajudar este blog, é um pequeno gesto que dá mais vida ao blog e com certeza me deixará feliz! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...